Começar o dia com um abraço, espalhando ternura, carinho e afetividade. É com este propósito que a Secretaria de Educação de Urussanga em parceria com todas as escolas de educação infantil propôs trabalhar um projeto em toda rede com o tema “A Educação Afetiva é o caminho para uma sociedade melhor”. O projeto objetiva desenvolver a afetividade no ambiente escolar, proporcionando um vínculo de carinho entre professores, crianças e famílias, reconhecendo como uma relação fundamental no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.

“Afetividade tem influência fundamental e garante à criança uma aprendizagem de qualidade, além de contribuir na formação da criticidade, solidariedade, criatividade e felicidade. A escola é o local onde a criança complementa as formações cognitivas e afetivas”, garante a coordenadora pedagógica de educação infantil, Lene Matos.

A iniciativa contou com diversas atividades relacionadas ao tema como contação de histórias, dinâmicas de abraço e brincadeiras. “Também foi confeccionado um boneco para as crianças levarem para a casa e cuidar como se fosse um amigo. Só temos a agradecer todos os profissionais da Educação que atenderam o pedido da secretaria  e desenvolveram as atividades propostas. Paulo Freire já dizia que ‘não se pode falar em Educação sem Amor’”, garante a secretária de educação de Urussanga, Janea Possamai.

Colaboração: Jéssica Pereira / Assessoria de Comunicação Município de Urussanga