Sidnei Casagrande, Presidente da Associação Comunitária do Bairro Rio Carvão (ACRIC), recebeu nesta terça-feira (22) Moção de Congratulação e Aplausos na Câmara de Vereadores de Urussanga.

A homenagem foi em razão do trabalho à frente da Associação de Moradores voltado para questões ambientais e de infraestrutura na comunidade. A Vereadora Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori (MDB) foi à autora da proposta de homenagem.

De acordo com a Vereadora Vanir, autora da proposição, Sidnei Casagrande tem um vasto trabalho comunitária e de luta pelo Rio Carvão e comunidades próximas merecendo com louvor a homenagem do Legislativo Municipal.

Sidnei Casagrande dedicou a Moção a todos os Moradores do Bairro Rio Carvão e a direção da ACRIC e afirmou que sentiu-se honrado pela homenagem e o reconhecimento.

Centro Espirita Emmanuel recebe Moção de Congratulação e Aplausos no Legislativo Municipal

Ademir Tibes da Silva, representante do Centro Espirita Emmanuel, recebeu nesta terça-feira (22) no Legislativo Municipal, Moção de Congratulação e Aplausos concedida à entidade pela Vereadora Rosemeri Aparecida Mafra da Silva (MDB). A homenagem foi em virtude da comemoração dos 25 anos de fundação e atividades voluntárias, sociais e religiosas, celebrados no dia 4 de outubro 2019.

A Vereadora que fez parte do grupo fundador afirmou que foi um desafio extremamente gratificante abrir um Centro Espirita numa cidade fortemente católica como Urussanga. Segundo Rosemeri toda a estrutura do Centro sempre foi mantida por doações, rifas e jantares, inclusive a construção da sede própria concretizada em 27/07/2004.

Ademir Tibes da Silva agradeceu a homenagem em nome dos membros do Centro espirita e lembrou que a doutrina atua em 36 países, contando no Brasil com 3,8 milhões de adeptos e 30 milhões de simpatizantes segundo dados do IBGE.

Sessão da Câmara Municipal de Urussanga – 22 de outubro de 2019 – Notas do Plenário:

Odivaldo Bonetti (PP) anunciou o início da reforma de quatro pontos onde houve desmoronamento do acostamento na Rodovia Marcos Costa no Bairro da Figueira. De acordo com o Vereador, a obra era reivindicada constantemente por Vereadores e moradores e vai ser concluída nos próximos dias pela equipe terceirizada do Diretor de Obras João Batista Bom.  Odivaldo agradeceu o Secretário de Saúde Marcos Roberto Silveira, o Diretor de Esporte Thiago Mutini e o Prefeito Gustavo Cancellier pelo apoio a cadeirante Bruna Salvador que participa de competições de triátlon com provas de corrida de cadeira de rodas, bicicleta adaptada e natação. O Vereador informou que a viagem a Brasília dos membros da Comissão da Câmara que trata de assuntos relacionados ao Hospital Nossa Senhora da Conce ição resultou em R$ 1.350.000,00 (um milhão e trezentos e cinquenta mil reais) em recursos para o Fundo Municipal de Saúde. Os recursos serão utilizados pela Secretária de Saúde na compra de serviços junto à instituição. A Comissão do Legislativo Municipal que trata do Hospital têm como membros os Vereadores Odivaldo Bonetti, Jair Nandi, Vanderlei Marcílio e o Vereador licenciado Marcos Roberto Silveira.  O Vereador ressaltou o trabalho voluntário da direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição que disponibilizou quatro novas salas totalmente reformadas e afirmou que todos os nove Vereadores trabalham para que no futuro a instituição consiga autossuficiência financeira.

Jair Nandi (PSD) apresentou dois Projetos de Lei com a finalidade de regulamentar algumas atividades da Administração Municipal. O Projeto de Lei Ordinária PL nº 12/2019 tem o objetivo de criar mecanismos para proibir a nomeação pela administração direta e indireta de pessoas condenadas por improbidade administrativa. A improbidade se caracteriza pela utilização do cargo público para desvio e apropriação de recursos, por meio de fraude ou má gestão do dinheiro do contribuinte.  O PL nº 14/2019 trata da proibição de participação em licitações e a celebração com o Poder Público de contratos administrativos de obras, serviços, compras, alienações e locações por empresa s que não cumprem com contratos ainda em vigência. A Lei visa garantir segurança jurídica para a Administração Municipal rescindir contratos com empresas que paralisarem obras por mais de 30 dias, além de puni-las, proibindo a participação em novas licitações e obras num período de cinco anos. Por Meio de Indicação o Vereador solicitou ainda ao Poder Executivo, a manutenção da Rua Aurélio Trento na Villa Romana, no Bairro da Figueira.  O Vereador registrou que a Comissão da Câmara para assuntos do Hospital Nossa Senhora da Conceição foi bem recebida em Brasília pelos parlamentares. De acordo com o Vereador o cadastro de emendas individuais dos Deputados Federais encerra-se ainda este mês e a comissão esteve reivindicando os recursos dentro do prazo. Jair Nandi destacou ainda que a Comissão representa todos os Vereadores e os Deputados foram informados que o hospital de Urussanga atua de forma filantrópica e atende a população de vários municípios no sul catarinense, merecendo desta forma, os investimentos necessários.

Rosemeri Aparecida Mafra da Silva (MDB) disse que foi procurada por pais de alunos cobrando agilidade na reforma do Centro Educacional Profissional Lydio de Brida no Bairro Nova Itália. Segundo a Vereadora o ano letivo está acabando e a obra ainda não foi iniciada. Rosemeri cobrou do Poder Executivo o cronograma com a definição de data de início e fim da reforma. A Vereadora voltou a cobrar a manutenção do telhado de uma sala da Escola Municipal Ernesto Cesar Mariot no Bairro Bom Jesus. Segundo a Vereadora, a Prefeitura não pode esperar acontecer uma tragédia nessas escolas para depois tomar uma providência. Rosemery lembrou ainda, a importância da participação de todas as mulheres na campanha Outubro Rosa que visa o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Vanderlei Marcírio (MDB) destacou a sua viagem a Brasília junto com os demais membros da Comissão da Câmara para assuntos relacionados ao Hospital Nossa senhora da Conceição. Segundo o Vereador, a visita foi produtiva e o Hospital de Urussanga depende muito desses recursos Federais, e acrescentou que a Comissão trabalha também para que o Hospital consiga a autossuficiência financeira por meio de convênios para a prestação de serviços de saúde regionais. Vanderlei Marcílio parabenizou a bancada de Deputados Federais de Santa Catarina pela luta contra a instalação de quatro praças de pedágios no trecho sul da BR 101. Em apoio o Vereador apresentou  no Legislativo Municipal Moção que manifesta rep údio ao  projeto das praças de pedágios em excesso no trecho sul da BR 101. O Vereador apresentou Indicação solicitando ao Poder Executivo, a colocação de massa asfáltica sobre as lajotas soltas e levantadas, na Rua Vergílio Martins, no Bairro Morro da Glória. Em outra Indicação o Vereador solicitou ao Poder Executivo, serviços de manutenção e tapa buracos no entroncamento entre a Rua Venezia e a Avenida Polidoro Bez Batti, ambas no Bairro Nova Itália.

Braz Ciseski (PDT) informou que no último final de semana a ONG Raça, da qual faz parte, realizou um mutirão que resultou na castração de 76 animais entre cães e gatos. O mutirão teve o apoio de voluntários com o objetivo de diminuir a proliferação dos animais por meio da castração a custo solidário. O mutirão teve apoio da Prefeitura por meio das Secretarias de Saúde, Cultura e Fundação Municipal do Meio Ambiente. O Vereador participou ainda da formação da Associação dos Músicos de Urussanga com a eleição da Diretoria e o início dos trabalhos para elaboração do estatuto da entidade. Segundo o Vereador o objetivo da Associação é desenv olver ações e projetos para o desenvolvimento da classe em Urussanga. Outra Associação formada com o apoio do Vereador foi a dos Portadores de Deficiência Física em fase de finalização da documentação e programação para um evento de apresentação  a sociedade e a todos os interessados pela causa. Braz Ciseski agradeceu o Prefeito Gustavo Cancellier e o Secretário de Saúde Marcos Roberto Silveira pelo apoio para a continuidade da parceria com o Centro de Equoterapia Nunes que oferece serviços para pessoas com necessidades especiais. Braz registrou ainda que ministrou um curso, de forma gratuita, voltado aos agentes de saúde do Município, com o objetivo de promover orientação, capacitação e humanização para a excelência no atendimento. O Vereador apresentou Projeto de Decreto Legislativo nº 7/2019 outorgando título honorífico de Cidadão Honorário de Urussanga a José Claudio Rodrigues Alves.

Magaly Albino (PT) destacou o trabalho do presidente da Associação de Moradores de Rio Carvão, Sidnei Casagrande, e a merecida homenagem concedida pelo Legislativo Municipal por meio da Moção de Congratulação e Aplausos e ressaltou a importância de valorizar quem luta pela sua comunidade. Magaly afirmou que nesses três meses como suplente no Legislativo aprendeu muito com os demais Vereadores e prometeu continuar atuando por melhorias para o Bairro Santana e Rio Carvão. Magaly Albino disse ainda, que a sua comunidade, Santana, ficou quase 12 anos sem representante no Legislativo e isso a empolgou a trabalhar para mostrar a sua força de vontade e o agradecimento pelo apoio recebido dos moradores.

Colaboração: Wilson Adriani / Assessor de Imprensa Câmara de Vereadores Urussanga