Braço do Norte foi destaque neste final de semana durante as premiações do 4º Circuito Nacional do Gado Jersey, que aconteceu no Palácio Garibaldi, em Curitiba, no Paraná.

Ao todo, 18 categorias, com 54 honrarias de 1º, 2º e 3º lugares foram concedidas, sendo que Braço do Norte obteve 22 conquistas para criadores e criadores-expositores.

Estiveram presentes 14 representantes do município entre produtores rurais e membros da administração municipal, Feagro e Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB/Regional Sul). O secretário de Agricultura de Braço do Norte, Adir Engel, estava na comitiva premiada.

Segundo Adir, os produtores braçonortenses premiados são: Ilson Loch, Valdir Schotten, Wilson Boeing, Edésio Oenning, Antenor Loch, Márcio Kniess, Valdírio Heidmann e José Tenfen. O casal Ilson e Alzira Loch também receberam uma medalha de mérito pela dedicação ao melhoramento da raça Jersey. Já a Feagro foi premiada por sediar a 1ª etapa do 4º Circuito Nacional do Gado Jersey, o produtor rural, Antenor Loch, foi premiado com a vaca Sintia Hillstar do Loch, como destaque na produção de leite com grande teor de gordura e proteínas, e o animal de Braço do Norte Serena Giller Tenfen, conquistou o segundo lugar na categoria Vaca Jersey. A mesma vaca foi campeã em 2017 e 2018.

O Circuito Nacional do Gado Jersey, que tem a participação dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, foi criado com o objetivo de premiar animais catarinenses, já que, por causa da barreira sanitária, por Santa Catarina ser um Estado livre de febre aftosa, os animais podem sair, mas não podem retornar.

Colaboração: Suham Dellatorre / Assessoria de Comunicação Prefeitura de Braço do Norte