Com os objetivos de melhorar a segurança e proteção dos equipamentos elétricos nas residências dos associados e consumidores a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero Distribuição) promove palestra com o tema “Dispositivos de Proteção contra Surtos” direcionada aos eletricistas, técnicos, engenheiros e profissionais que atuam em lojas de materiais elétricos da região no dia 28 de outubro, das 8 às 10h30min, no Auditório Danilo Niehues, localizado na Sede Adminsitrativa, no bairro Divina Providência. O evento é realizado em parceria com a empresa Clamper, pioneira no Brasil no segmento com 28 anos atuando no mercado. A participação deve ser confirmada, gratuitamente, até sexta-feira, 18 de outubro, pelo fone 3657 8100.

          Mas, afinal o que são Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS)? São equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensões transitórias na rede elétrica e desviar as correntes de surto. Estes distúrbios, são mais comuns do que muitos imaginam, ocorrendo diariamente em ambientes residenciais, comerciais e industriais. Na maioria das vezes os surtos elétricos são causados por descargas atmosféricas, manobras de rede e liga/desliga de grandes máquinas. O surto elétrico é uma onda transitória de tensão, corrente ou potência que tem como característica uma elevada taxa de variação por um período curtíssimo de tempo e com sua propagação ao longo de sistemas elétricos pode causar sérios danos aos equipamentos eletroeletrônicos.

        A palestra será ministrada por Renato Teixeira, da empresa Clamper, profissional participante de grupos de revisão de normas ABNT e com vasto conhecimento de proteção de surtos e aterramento.

       O Coordenador Técnico da Cegero, Engenheiro Eletricista Adriano Maurici, diz que a participação dos profissionais no evento oportunizará informações importantes sobre os diversos tipos de dispositivos, suas finalidades e como utilizá-los corretamente. “É uma oportunidade dos profissionais ampliarem seus conhecimentos sobre o tema, terem maior segurança técnica nas instalações, inclusive, os profissionais que comercializam estes produtos. Queremos orientar para que as instalações e os equipamentos elétricos dos sócios e consumidores da Cegero estejam mais seguros e protegidos”, pontua. Ele acrescenta que a participação está aberta a todos os interessados. “O evento é aberto a todos que tiverem interesse no assunto”, finaliza.

Colaboração: Comunicação Cegero